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Dicas para fugir da demora do INSS na análise da aposentadoria

A ansiedade, correria e a pressa para se aposentar são fatores que podem agravar a demora na análise do pedido. A Previdência Social tem a obrigação de orientar, analisar e conceder o benefício mais vantajoso. Você, trabalhador, deve fazer uma espécie de “Raio-X” da situação previdenciária, antes de ingressar com o pedido. 

Como “acelerar” o processo?

Quase tudo no INSS é digital e as pessoas que não têm familiaridade com a informática encontram dificuldade para acessar a internet, digitalizar documentos e incluir na plataforma “Meu INSS”. Isso induz ao erro. Os documentos devem estar legíveis. O trabalhador que não domina esta tecnologia deve pedir a ajuda e consultoria jurídica, que nosso escritório fornece.

Os benefícios são concedidos e calculados com base nas informações que estão no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). A Previdência pode exigir que o segurado regularize e corrija imperfeições no CNIS e isso certamente vai retardar a análise do processo – e o que é pior, o benefício pode ser negado ou concedido errado.

Como são muitos casos para a Previdência analisar, além do requerimento padrão fornecido pela Previdência, o segurado ou o dependente podem fazer um resumo detalhado do que pretendem. Isso ajudará o servidor na hora da análise do processo.

Para ganhar velocidade no processo – e até mesmo para conseguir o benefício pretendido, evitando recursos e mais demora na análise – é bom deixar bem claro em qual regra o contribuinte quer se aposentar: direito adquirido, regra de transição ou novas regras.

Conheça seus direitos

Apesar de existirem muitos recursos para se discutir a decisão da Previdência, quando a aposentadoria é negada, existem ferramentas à disposição para ter uma resposta mais rápida, como os processos judiciais.
Na Cordeiro Arraes, temos a chave de acesso de uma plataforma do INSS específica para o advogado. Por essa plataforma, a análise dos pedidos de benefícios é muito mais rápida – cerca de metade do tempo que o cidadão gasta usando o Meu INSS. Entre em contato conosco através dos canais de atendimento e saiba mais.

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