Artigos

Aposentado desatento pode sofrer débitos todos os meses por até três anos

Você sabia que débitos podem estar passando despercebidos através de descontos de mensalidades de associações e sindicatos? Neste artigo explicaremos o procedimento para barrar esse tipo de cobrança, que pode ser realizado de forma precisa e segura por meio do Meu INSS. 

Como fazer o bloqueio?

Acessando o aplicativo ou o site meu.inss.gov.br, o segurado confirmará ou descobrirá se está sofrendo débitos na sua renda devido à cobrança de mensalidades ou ao pagamento de empréstimos consignados.

Nos casos de mensalidades associativas, é possível verificar o nome da instituição que realiza os descontos e o número do contrato.

Com essas informações, o beneficiário poderá utilizar o próprio Meu INSS para realizar o bloqueio. Após informar a senha previamente cadastrada, o usuário encontrará diversas opções de serviços, entre as quais está o “Extrato de Pagamento”.

Siga os passos:

– Para interromper os débitos, é preciso primeiro entrar em “Agendamentos/Solicitações” (é a primeira opção disponível).

– Depois, clique em “Novo Requerimento” e escolha “Atualização para a Manutenção do Benefício e Outros Serviços”. 

– Ainda será preciso rolar a tela até encontrar “Solicitar Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”.

– O questionário ainda apresentará o nome de algumas entidades e a opção “Outras Associações/Sindicatos”, na sequência, o beneficiário poderá informar o número do contrato para barrar os descontos das mensalidades.

A mensalidade de associação ou sindicato, uma vez autorizada e se não for bloqueada, poderá ser cobrada durante três anos antes que a entidade precise renovar o contrato. 

O aposentado ou pensionista deve ficar atento ao receber ofertas de serviços com pagamento vinculado a débitos no benefício. Caso isso esteja acontecendo com você indevidamente, temos um time especializado para assegurar seus direitos. Entre em contato.

Compartilhar