Prosseguindo com a série especial sobre as “Principais mudanças no INSS durante a pandemia”, destacamos a possibilidade de requerer o crédito do benefício diretamente em sua conta corrente, evitando assim, o deslocamento até uma agência bancária e evitando aglomerações.
Diferente de como ocorre no caso do cartão magnético, o dinheiro disponível em conta poderá ser movimentado e utilizado online. Outra vantagem é contar com o cartão na função débito.
Pagamento de Aposentadoria e Pensão
A solicitação poderá ser feita apenas por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Com a mudança, é preciso que a conta bancária esteja no mesmo nome do titular do benefício, garantindo que o valor cairá na conta correta. Não é permitido, portanto, indicar contas de terceiros.
Um alerta importante: você precisa aguardar a implantação e o recebimento da primeira parcela, pois esse serviço pode atrasar o recebimento da parcela posterior.
Passo a passo
Primeiramente é preciso acessar o site: www.meu.inss.gov.br ou o aplicativo pelo celular. O usuário já deve ser autenticado e validar algumas informações, para evitar irregularidades ou possíveis fraudes.
Para receber o benefício em conta corrente é necessário solicitar a alteração direto ao INSS, que é responsável pela autorização. Isso ocorrerá por uma nova solicitação que será preenchida online. Para isso, já na tela inicial basta selecionar “Agendamentos/solicitações”.
Após abrir um novo requerimento, serão listados todos os serviços gratuitos disponíveis. Para facilitar a busca, você pode digitar o serviço do seu interesse. O passo seguinte é clicar em “Transferir Benefício para Conta Corrente”. Para finalizar o processo, as informações sobre a conta bancária devem ser inseridas quando solicitado.
Restou alguma dúvida? Na Cordeiro Arraes temos um time capacitado para sanar qualquer incerteza sobre o assunto. Saiba como podemos te ajudar.