Artigos

INSS confirma uso de selfie para manter benefício dos segurados

A pandemia de Covid-19 obrigou diversos setores da sociedade a pensarem de forma inovadora na digitalização dos processos. O mesmo ocorre com o INSS, que, a partir de agosto, começa uma nova etapa de testes para que os aposentados e pensionistas possam fazer a prova de vida anual sem que seja necessário comparecer a uma agência física.

A famosa “selfie” será a responsável por essa comprovação à distância, com reconhecimento facial. A ideia é evitar aglomeração de pessoas, uma vez que a pandemia não está contida. 

Como proceder?

Segurados do INSS que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético, devem comprovar, anualmente, que estão vivos. Isso serve para dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, para evitar pagamentos indevidos.

A proposta é simples: pelo celular, os beneficiários poderão tirar a própria foto, enviar para o INSS e aguardar a verificação. Isso será possível usando o aplicativo Meu INSS e também através do site do Instituto.

A iniciativa ainda é um projeto-piloto para uma pequena parte dos beneficiários, cerca de 550 mil pessoas. No total, o INSS tem aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas.

Para evitar fraudes, deverá ser feita a comparação das selfies com documentos com fotos, como a Carteira de Identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que precisa ser atualizada a cada três anos para quem tem mais de 65 anos. Também vem sendo avaliada a possibilidade de o aposentado ir uma única vez ao INSS para cadastrar a imagem e depois fazer a prova de vida à distância.

Ainda restam dúvidas? Não se preocupe. A Cordeiro Arraes possui um time especializado que atua para garantir seus direitos como cidadão. Entenda como podemos te ajudar.

Compartilhar